Quero aqui compartilhar com voces minha coleção de xícaras e toda minha paixão por porcelanas em geral.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VISTA ALEGRE

   


O alvará que autorizou o funcionamento da Fábrica da Vista Alegre foi concedido em 1824 por D. João VI, passando esta a beneficiar de “todas as graças, privilégios e isenções de que gozam, ou gozarem de futuro, as Fábricas Nacionais”, tendo o seu fundador associado à Fábrica os seus 15 filhos, ficando a sociedade denominada “Ferreira Pinto & Filhos”. Apenas cinco anos depois, a Vista Alegre recebia o título de Real Fábrica, um reconhecimento pela sua arte e sucesso industrial. A Real Fábrica da Vista Alegre começou por fabricar vidro enquanto empreendia empenhados esforços para a produção de porcelana. À medida que crescia a qualidade da porcelana produzida na VA, menos atenção era dispensada ao vidro e cristal, tendo sido interrompida a sua produção definitivamente em 1880. Durante os anos que se seguiram, e até ao final da Grande Guerra, o anterior período de brilho foi ofuscado ­ as conturbações sociais encaminharam a empresa para grandes dificuldades. Contudo, o espírito introduzido pelo fundador e a manutenção da escola de desenho e pintura, estimularam a reorganização e modernização da empresa.
Assim, à passagem do seu Centenário, a Vista Alegre iniciava uma reestruturação que visou a transformação da empresa numa sociedade por quotas, a modernização das estruturas da Fábrica e a renovação de serviços.

A partir de 1947 e até 1968, os contatos internacionais, a formação de quadros técnicos especializados, a aquisição de outras empresas, levaram a Vista Alegre ao desenvolvimento técnico e industrial esperado, assim como ao alargamento da oferta a novos mercados.

Em 1997 concretiza-se a fusão com o grupo cerâmico Cerexport que originou quase a duplicação do volume de negócios da VAA, nomeadamente nos mercados internacionais. Em Maio de 2001 dá-se a fusão do Grupo Vista Alegre com o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de Tableware e sexto maior do mundo nesse sector: o Grupo Vista Alegre Atlantis.

Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, mas também na Casa Branca e por muitas cabeças coroadas e políticos de todo mundo, como a Rainha Isabel II de Inglaterra, o Rei Juan Carlos de Espanha, a Rainha Beatriz da Holanda, o presidente Ronald Reagan e o mais recente presidente do Brasil, Lula da Silva, que são possuidores de belos serviços Vista Alegre.
Mas não é só nas mesas das celebridades que se encontram peças Vista Alegre: também os museus de todo o mundo guardam valiosos exemplares nos seus acervos. As peças Vista Alegre brilham nas vitrinas de museus tão famosos como o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque. É sem dúvida uma instituição, em Portugal e no mundo, sinónimo de excelência e inigualável qualidade.




6 comentários:

  1. Acho lindas as xícaras de porcelanas, sempre trabalhadas com muito capricho e delicadeza.
    Adorei o seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi sumida...adorei a xicara....beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi querida
    Já estava com saudades@!!!!
    Vendo a xicara, e lendo a história, lembrei de dois amigos portugueses, colecionadores de louças do seu país, Flávio e Maria Isabel.
    Vou falar pra eles virem aqui, tenho certeza que vão gostar, como eu gostei.
    A xicara é linda!
    beijinhos
    Saudades de voces!!!!!!
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  4. Ola boa noite

    Excelente post!!!

    Parabens!Uma historia muito bem resumida

    Lindissima chavena, muito requintada!

    A sua conhada pediu-me para passar por aqui, e eu virei mais vezes com todo o gosto.

    Desculpe comentar em anonimo mas estou de férias e este PC não reconhece a minha conta do google.

    Continue!! Publique mais postagens da VA.

    Um abraço

    Flávio Teixeira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, muito interessante. A sua cunhada Tina deu-me o endereço e claro adorei.
    Bj
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Passei aqui só para dar o link do meu blog =)

    Flávio Teixeira

    ResponderExcluir