Quero aqui compartilhar com voces minha coleção de xícaras e toda minha paixão por porcelanas em geral.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O Charme da Tonquim-Ruby

                                                                                  

Tonquim-Ruby  - Wedgwood China .  Tonquim-Ruby é um dos modelos mais raros fabricados pela Wedwood (Inglaterra). Esta porcelana com bordas recortadas é especialmente notável por ter um design ultra-elegante com o impressionante contraste de um spray de flores em um gradiente de ouro sólido e fundo rubi profundo.   Tonquim foi projetado em 1930 pelo diretor de arte da Wedgwood, Edward John Goodwin. O motivo da flor que Tonquim se tornou muito famoso e foi desenhado por Mr. Goodwin, utilizando mão de rastreamento, que acrescenta intrincados detalhes do design e tem contribuído para este padrão se tornando bastante procuradas. Devido a esse processo de intringado desenho, Wedgwood foi capaz de produzir apenas um número limitado de peças a cada ano, aumentando ainda mais a raridade e o valor do Tonquim . Veja no link abaixo imagens da seleção  de Tonquim-Ruby  da Wedgwood.

(Presente do meu irmão Carlos 2.010)






terça-feira, 29 de março de 2011

Shelley, a beleza da porcelana





A maioria das peças de cerâmica que Shelley foram produzidas para exportação.Um projeto chamado Sheraton foi especialmente produzido para exportação para o Canadá, os números padrão de registro são  13289, 13290 e 13291 Verde Azul. A  Shelley anunciou este projeto no "Diário Olaria" e "Glass Trade Review" em 1942, afirmando que "eles ainda estavam produzindo bons projetos  para exportação" e que "estavam olhando  para a frente, aguardando o  final da guerra

China Shelley é sem dúvida a melhor representante das ceramicas de Staffordshire, Inglaterra.As peças Shelley, foram produzidas de porcelana e cerâmica de grande beleza e diversidade. Sua porcelana de ossos é muito fina e surpreendentemente forte. A porcelana é fina o suficiente para ser translúcida, semelhante à porcelana Belleek da Irlanda. A China Shelley óssea alcançou essas qualidades  porque a fórmula da porcelana de ossos apresentou o maior percentual de osso moído de qualquer fabricante de porcelana. 
A cerâmica desta empresa é considerada a melhor arte cerâmica já criada.Tudo começou no final do século 19 sob o nome de Shelley, o primeiro nome comercial, foi Wileman. Existem dezenas de estilos da belíssima cerâmica Shelley.
Existem três clubes de colecionadores das peças  Shelley China, cada um desses três clubes tem membros no mundo inteiro. 
(Presente da Tania, lembrança de sua viagem a Madrid,2010)