Quero aqui compartilhar com voces minha coleção de xícaras e toda minha paixão por porcelanas em geral.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PORZELLANFABRIK MITTERTEICH




A cidade de Mitterteich no norte da Baviera tem uma longa tradição como centro de produção de louças e copos, especialmente a "Porzellanfabrik Mitterteich" que era muito conhecida na Alemanha e em toda Europa. Depois de  mais de 100 anos, a fabrica encerrou atividades em 2005. Dois anos depois, a cidade de Mitterteich resolveu construir o "Museu Mitterteich, dedicado à história da produção de vidro e porcelana.  
(Adquirida em Jau em 2008)





quinta-feira, 14 de abril de 2011

Beautiful KPM Cup



Krister Porzellan-Manufaktur (KPM) foi a primeira fábrica de porcelanas na cidade de Waldenburg, (Silesia, antiga Alemanha e atual Polônia) foi fundada em 1820, por C.S. Rausch. Em 1831 a empresa foi comprada por Car Franz Krister. Em 1921 a KPM foi um dos poucos fabricantes que produziram para a Casa da Moeda alemã moedas de porcelana, pois devido à taxa de inflação muito alta o governo não era capaz de produzir dinheiro suficiente.  Assim que a segunda guerra terminou, estava claro que o território seria no futuro pertencente a Polonia, assim  todos os cidadãos alemães, com exceção dos trabalhadores qualificados da fábrica tiveram de deixar a pais. A fábrica foi nacionalizada, mas o nome permaneceu inalterado até 1952, quando foi finalmente renomeada para "Fabryka Porcelany Krzysztof. 
(Adquirida em Jau-SP 2009)

terça-feira, 12 de abril de 2011

PARAGON A PORCELANA REAL



A Star China Co. foi formada pelos irmãos Herbert James Aynsley e John Gerard Aynsley em Longton, Staffordshire em 1899. Em 1919 o nome da empresa foi mudado para  Companhia China Paragon. Muito rapidamente a Paragon se tornou conhecida pela  alta qualidade de seus produtos, principalmente da porcelana de chá, café e almoço. Após a Segunda Guerra Mundial, foram lançados novos produtos   como cinzeiros e outros objetos de decoração. O famoso padrão Queen Mary foi apresentado  à rainha Mary, por ocasião da sua visita à China Star Co em 22 de abril de 1913. O padrão foi reproduzido para a liberação comercial na década de 20. 
 (Presente da minha filha Sarah/ 2010)