Quero aqui compartilhar com voces minha coleção de xícaras e toda minha paixão por porcelanas em geral.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Porcelana Victoria

As belas peças de porcelana antigas da marca Victoria sobreviveram aos anos oferecendo um vislumbre do artesanato requintado desta fábrica. Fundada em 1883 por Lázaro e Rosenfeld, a Fábrica de Porcelana Victoria era localizada em Altrouhlau, Bohemia, na Áustria. Dois anos depois foi vendida para Franz Schmidt, se tornando a maior fábrica de porcelana de seu tempo.
Na época as peças fabricadas pela Companhia Victoria eram consideradas produtos comerciais, não tinham grande valor artístico, no entanto, a empresa produziu  peças de altíssima qualidade e são consideradas por colecionadores de hoje por  mérito artístico. Além de peças de porcelana, a Companhia Victoria também produziu um produto cerâmico chamado porcelite,  embora este tipo de porcelana fosse considerado um produto de qualidade inferior, hoje  é muito cobiçada por colecionadores de antiguidades de porcelana da Boémia.
Várias décadas mais tarde, quando o regime comunista assumiu, em 1945, a Companhia de porcelana Victoria e a Companhia de porcelana Altrohlau, se juntaram e formaram a  EPIAG (Erste Böhmische Porzellan Industrie, as letras AG são: o termo alemão para Inc.) tornando-se parte da indústria de Starorolský PORCELAN. A cidade de Altrohlau, é agora conhecida como Stará Role na República Checa.
http://www.collectorscircle.com/bohemian/fakes/fakes2.html

5 comentários:

  1. oi Gracia como sempre lindas as xicaras que voce coloca na postagem...parabens atrazada pelo dia do amigo...tiau e bom fim de semana....bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Gracia, que xicara maravilhosa!!!!!
    Eu nem conhecia esta marca....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida
    Mais uma né?...nem tenho mais palavras para definir suas xicaras...cada uma mais linda que a outra...e as histórias então...encantam!
    beijinhos, e abraços bem apertadinhos pra voces
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  4. Que blog mais lindo e que curioso essa faceta cultural sobre xícaras e porcelanas, adorei conhecer!

    Hoje o ProjetandoPessoas comemora 11 meses de existência! E de hoje até 24/08, quando o Blog completa 1 ano de vida, preparei uma sequência de surpresas para o Blog, homenageando grandes amigos de jornada! Espero que você aprecie a minha forma de celebrar essa conquista e me passe seu feedback sincero a medida que meu plano de 30 dias de festa avance! Serão dias diferentes de postagens até aqui! Mas tenha certeza de que está sendo preparado com muito carinho para todos! Aguardo seus comentários, críticas construtivas ou sugestões, ok?
    Com muita admiração e respeito por cada um de voces! bjs e abraços Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//
    @ProjetaPessoas
    Projetandopessoas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Que linda, tia!!!! Amei.
    Bjs,
    Dri

    ResponderExcluir